A professora Letícia Saltori é nossa correspondente em primeira mão durante os eventos do WMTRC em Innsbruck-Stubai, na Áustria.
O Campeonato teve inicio hoje, dia 6 de Junho de 2023 e após nossa longa viagem, eles chegaram em Innsbruck. Confira o relato da Letícia:
Estamos em um hotel bem próximo ao centro da cidade e para fazer o deslocamento até a Arena da Competição usamos a Estação de Trem, que fica a menos de 300 metros, tudo é muito próximo e fácil de acessar. Na segunda-feira aproveitamos para fazer o reconhecimento de um pequeno trecho do percurso do Long (85km) e do Short Trail (45km). O terreno é muito parecido com o que temos na Serra Paranaense: bastante úmido, misto de terra batida e trilhas com raízes (ambas as distâncias serão muito duras em relação altimetria), inclusive, o 85 km aumentou para 87km com altimetria de 6.500m positivo e essa mudança deve-se por conta da neve. O clima aqui é nublado com aberturas para o sol, com pontos isolados de garoa, é uma temperatura agradável na cidade. No período da tarde, já encaixamos um treino leve em um Complexo Esportivo que tinha uma pista de atletismo e tudo público! No segundo dia em Innsbruck, para nós meninas o treino foi mais leve. Aproveitamos pra voltar para a pista enquanto os meninos foram para outra parte do trajeto oficial da prova, em uma cidade próxima daqui. No período da tarde tivemos a Abertura Oficial do evento na Praça Central, uma cerimônia linda! Mais de 60 países desfilando e sendo agraciado pelas pessoas que estavam na rua torcendo. Aproveitamos para conhecer rapidamente as delegações dos outros países. O time Brasil, apesar de ser reduzido – dois homens e duas mulheres, seguiram animados, com foco na Competição que para nós começa na quinta-feira (8 de Junho) com o Short e sexta-feira (9 de Junho) no Long. Os intervalos são bem curtos e o tempo está passando muito rápido. Na quarta-feira descansaremos um pouco mais do que nos dias anteriores, faremos uma sessão de mobilidade e alongamento com nossa equipe. Nem largamos ainda e desde já estamos agradecidos por vivenciar tudo por aqui. Sabemos da realidade do nosso país e o quanto foi difícil pela primeira vez uma Delegação Brasileira de Trail viajar para o Campeonato Mundial com as despesas pagas. Em conversa com os outros atletas, muitos nos questionam por ser uma delegação reduzida e quando souberam que tínhamos esse ponto importante financeiro resolvido até arregalaram os olhos, pois vir para competir com os custas pagos é um realidade de poucos países, ao contrário do que muitos pensam. Torcemos para que num futuro próximo a nossa Seleção venha ainda maior e também com muita disposição assim como estamos hoje! Agradeço em nome do time as inúmeras mensagens de carinho e força, o nosso povo brasileiro é diferenciado.
Estamos na torcida pela nossa Seleção! Não deixe de acompanhar nossas Redes Sociais!
Um abraço,
Equipe Mountain School.